quinta-feira, 7 de junho de 2012

Funcionamento e atividades da AMAR



A AMAR constitui-se em um grupo de mães e familiares de adolescentes inseridos em medidas socioeducativas ou em situação pessoal ou social de risco, além de simpatizantes com a causa. Tem como objetivo principal ampliar e garantir a participação de familiares e da comunidade no processo socioeducativo e na ressocialização dos internos e jovens liberados das unidades da Fundação CASA.

Para tanto, a AMAR desenvolve um programa de orientação e auxílio às famílias destes jovens, e aos próprios adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou que, de qualquer forma, necessitem deste apoio para deixarem a "situação de risco" em que se encontram. Tal tipo de medida está prevista especificamente no ECA em seu artigo 101, inciso IV.

A prevenção também tem sido objeto de trabalho da AMAR, por meio da realização de atividades com crianças na região de Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo). As atividades desenvolvidas envolvem conversas sobre direitos e cidadania, aulas de capoeira e a utilização de uma brinquedoteca existente na associação.

No início de 2008, a AMAR em parceria com UNICEF, CONECTAS/Direitos Humanos, CEDECA/Sapopemba e ILANUD promoveu o lançamento da cartilha Em Defesa do Adolescente – Protagonismo das famílias da defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, cujo objetivo é esclarecer as famílias em relação aos direitos das crianças e dos Adolescentes preconizados pelo ECA.

Contato:
Maria da Conceição Andrade Paganele
E-mail: amar.ong@gmail.com
           amar.ong.pauloafonso@gmail.com

Nenhum comentário: